A biblioteca mais cara do mundo? Book Capella abre para a elite russa

 

library
Cobrando quase 100 libras por visita a sua coleção cara, não está claro se esta é uma biblioteca de verdade ou apenas um novo local para russos ricos organizarem encontros. 

 

Por: Paula Erizanu

Tapeçarias, poltronas de couro, candelabros, esculturas de madeira e imagens dos apóstolos: Book Capella, uma nova biblioteca de inspiração gótica no centro de São Petersburgo, é completa com todos os luxos esperados de um ateneu antigo – e uma etiqueta de preço para combinar.

Para desfrutar da coleção e da atmosfera da biblioteca, é necessário pagar uma entrada de pouco menos de £ 100 por uma sessão de leitura de 4 horas – uma experiência incrivelmente diferente da qual os leitores de acesso gratuito podem ter em bibliotecas públicas na Rússia.

A coleção de 5.000 livros peculiares de Book Capella foi totalmente publicada pela Alfaret, uma editora com sede em São Petersburgo. Cada livro custa entre 30.000 e 50.000 rublos, o equivalente a £ 400 a £ 700. Todos os livros datam dos séculos XVI ao XIX e estão expostos em salas temáticas com títulos que incluem O Livro das Guerras e O Livro de Viagens. Seu lema é uma frase de Jorge Luis Borges: “Sempre imaginei que o paraíso seria como uma  biblioteca”.

“Cem libras por uma visita certamente é um preço alto, mas é mais barato do que entradas para o balé ou a ópera”, disse Irina Khoteshova, diretora do projeto. “As pessoas, na verdade, não ficam surpresas com o preço em si. Elas ficam surpresas com o fato de ser o preço de uma visita a uma biblioteca.”

Embora não seja a única biblioteca do mundo a cobrar entradas – a biblioteca de Londres cobra entre  £ 255 e  £ 510 por uma afiliação anual (e até  £ 22.000 por uma assinatura vitalícia) – se a assinatura vitalícia da biblioteca de Portico em Manchester custa  £ 4.667 (cujo preço com desconto é  £ 3.271 para maiores de 60 anos), a da Book Capella é comparativamente exorbitante. Seu cartão anual de “Apóstolo de livros” custa 230.000 rublos ( £ 3.209), enquanto o “Apóstolo do livro do pregador”, uma assinatura anual, custa até 5 milhões de rublos ( £ 69.000).

rublos

Khoteshova disse que a biblioteca, inaugurada em dezembro, é utilizada principalmente por colecionadores de livros, historiadores, cientistas e executivos que desejam organizar suas reuniões em um local tranquilo que também sirva como uma mudança exótica de ambiente.

Quando perguntada sobre como acadêmicos, que recebem menos do que a média per capita na Rússia, pagariam por uma entrada tão cara, ela disse: “Alguns dos profissionais mais jovens que se formaram há pouco tempo e estão apenas começando sua pesquisa séria não poderiam pagar pela afiliação, entendemos isso. Mas acadêmicos, professores, profissionais que lideram e criam desenvolvimentos históricos geralmente se tornam compradores de nossos livros”.

Alguns dos itens mais caros da biblioteca incluem cópias de atlas de manuscritos das principais províncias do império russo nos anos de 1760, assim como uma edição completa das revistas Niva russas pré-revolucionárias, que são muito procuradas e caçadas por colecionadores do mundo inteiro.

Fundada em 2006, a Alfaret publica principalmente livros de história ocidental e história da arte em edições de luxo com cerca de 100 cópias, assim como títulos sob demanda; o tipo de livro que seria mais procurado por aqueles interessados em poder em vez de cultura, para fins de exibição.

 “A Book Capella não é uma biblioteca no sentido tradicional e também não é um museu, embora haja elementos de um museu presentes. Também não é uma livraria, ainda que possa comprar nossos livros aqui. É uma nova maneira de as pessoas se comunicarem com livros raros”, disse Khoteshova. No entanto, enquanto Book Capella alega que seu lema é a visão celestial de Borges, o espaço lembra muito menos uma biblioteca e mais algo parecido com uma sala de exibição de luxo.

(fonte: https://www.theguardian.com/books/booksblog/2017/feb/15/the-most-expensive-library-in-the-world-book-capella-opens-for-russian-elite)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: