Quem é Robin Hood?

robin

Segundo a lenda, Robin Hood era um fora da lei que vivia na Floresta de Sherwood com seu bando de companheiros (os “Merry Men”). Mas será que ele realmente existiu?

Há inúmeras versões diferentes da história de Robin Hood. A hollywoodiana fala sobre um homem muito bonito – Errol Flyn (ator que interpretou o personagem na adaptação de 1938, considerada a mais famosa) – que vestia roupas de lã verde, lutava e enganava o malvado xerife de Nottingham.

No entanto, a primeira referência literária a Robin Hood e seus companheiros data de 1377, e os manuscritos Sloane no Museu Britânico incluem um relato da vida de Robin segundo o qual ele nasceu por volta de 1160 em Lockersley (muito provavelmente atual Loxley), ao sul de Yorkshire. Outro cronista informa que ele é de Wakefield e participou da rebelião de Tomás de Lancaster em 1322.

Uma coisa certa é que ele era um homem do interior das terras ao norte. Suas ações tradicionais como fora da lei ocorriam na Floresta de Sherwood, mas ele também tinha um refúgio na costa, na Baía de Robin Hood, em Yorkshire.

Em uma história muito popular sobre Robin, ele se encontra em Whitby, Yorkshire, realizando uma competição amigável de tiro com arco com Pequeno John. Ambos tinham grande habilidade com tiros com arco e, de um telhado no monastério, lançaram uma flecha. As flechas caíram em Whitby Lathes, a mais de um quilômetro de distância. Tempos depois, os campos onde as flechas caíram vieram a ser conhecidos como Robin Hood’s Close e Little John’s Close.

hood
Olivia de Havilland e Errol Flyn interpretam Lady Marion e Robin Hood na adaptação hollywoodiana de 1938 (considerada a mais famosa).

Robin se tornou um herói popular famoso devido a sua generosidade com os pobres e camponeses oprimidos. Seu ódio pelo xerife e seus oficiais, que garantiam o cumprimento das leis da floresta opressivas, o transformaram em seu campeão. Segundo as datas fornecidas por alguns cronistas, suas aventuras remontam ao reinado de Eduardo II, mas outras versões dizem que o rei era Ricardo I, Coração de Leão.

Todas as versões da história de Robin Hood oferecem o mesmo relato sobre sua morte. Ao se encontrar mais velho e doente, partiu com Pequeno John para o priorado de Kirklees, próximo a Huddersfield, para ser tratado por sua tia, a prioresa. No entanto, um certo Sir Roger de Doncaster a convenceu a matar o sobrinho, e a prioresa fez com que Robin perdesse sangue até morrer. Com suas últimas forças, ele chamou Pequeno John tocando sua trompa. Pequeno John foi a seu encontro para ajudá-lo, mas era tarde demais.

Pequeno John colocou nas mãos de Robin seu arco e o carregou até a janela, de onde ele lançou sua última flecha. Robin, então, pediu para ser enterrado no local de queda da flecha; e assim o fez Pequeno John.

Em Kirklees Park, ainda é possível ver um monte à distância de um tiro com arco da casa que acredita-se ser seu local de descanso. A sepultura de Pequeno John encontra-se no cemitério da igreja de Hathersage, em Derbyshire.

E Lady Marion? Não se sabe muita coisa sobre a carreira de Robin, mas não há nenhuma menção a Lady Marion nas crônicas. Com base nisso, supomos que ela tenha sido um “acréscimo” posterior às histórias.

Assim, Robin existiu de fato, porém não da mesma maneira que o Robin Hood que conhecemos. Não o personagem dos filmes, Robin de Sherwood, Príncipe dos Ladrões!

 

(fonte: http://www.historic-uk.com/HistoryUK/HistoryofEngland/Robin-Hood/)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: